Um piano digital visa sempre estar o mais próximo possível de um piano acústico em termos de som e mecânica, com a adição das possibilidades tornadas possíveis pelo mundo digital. O CLP da Yamaha Clavinova é o piano digital mais popular do mundo, e também o que tem a história mais longa. Os primeiros modelos apareceram nos anos 80 e continuaram a evoluir, cada série oferecendo maior realismo no som e no toque, bem como novas funções digitais que oferecem cada vez mais possibilidades de aprendizagem e progresso no piano.
TOQUE DE PIANO PARA ESTUDANTES AVANÇADOS
TECLADO GRANDTOUCH-S®
O CLP-725 é o
modelo de acesso à gama da série CLP. O seu teclado GrandTouch-S oferece
uma vasta gama dinâmica e uma resposta fiel na reprodução de cada pequena
nuance do toque, permitindo um controlo preciso do timbre.
O acabamento da tecla é altamente absorvente, feito de marfim sintético nas teclas brancas e ébano sintético nas teclas pretas, impedem que os dedos escorreguem ao tocar durante longos períodos de tempo, tal como acontece num piano de cauda.
Também simula o mecanismo de duplo escape encontrado nos pianos de cauda, que afasta rapidamente os martelos das cordas após a batida, para evitar interferências com a vibração das cordas. Ao escapar ao martelo do resto do mecanismo, não é necessário levantar a tecla até ao fim para a tocar novamente, permitindo-nos fazer repetições de teclas muito mais rápidas e mais controladas.
Além disso, no ponto de fuga do martelo, há uma sensação de resistência suave, que permite ao pianista identificar este ponto e tocar "dentro do ponto de escape".
Todas estas características da mecânica do piano de cauda são perfeitamente simuladas no teclado GrandTouch-S do CLP-725.
PEDAIS DE PIANO… DE CAUDA
O CLP-725 apresenta os 3
pedais típicos de piano. Mas ao contrário da maioria dos pianos verticais, no
CLP-700, o pedal central tem uma função “sostenuto”, que lhe permite continuar
a tocar apenas as notas que está a tocar no momento em que carrega no pedal.
Tal como acontece num piano de cauda.
O SOM DO YAMAHA CFX
E DO BÖSENDORFER IMPERIAL AO SEU SERVIÇO
O som do piano da série Clavinova CLP-700 foi re-gravado a partir de dois dos mais famosos pianos de concerto do mundo: o CFX, o topo de gama dos pianos de concerto da Yamaha, e o Bösendorfer Imperial, famoso pelo seu som poderoso e envolvente.
REALISMO ATÉ AO MAIS ÍNFIMO DETALHE: VIRTUAL RESSONANCE MODELING E GRAND EXPRESSION MODELING
A riqueza do som de um piano é uma consequência das infinitas ressonâncias que ocorrem entre as cordas e o corpo do instrumento, e do impulso e profundidade com que os pedais são deprimidos. A tecnologia Virtual Resonance Modeling (VRM) calcula em tempo real as infinitas reverberações que ocorrem dentro de um piano, dependendo do que estamos a tocar, para lhe dar uma reverberação hiper-realista resultante. O VRM analisa aspectos como a ressonância das cordas por afinidade, a ressonância das oitavas superiores, a ressonância das notas da série harmónica, etc.
Outro aspeto que influencia o som resultante é a forma de tocar do pianista. Se estiver a tocar mais alto e “stacato”, o som é diferente do que se estiver a tocar mais leve e “legato”. A nova função Grand Expression Modelling analisa em tempo real a grande variedade de nuances dos dedos do pianista e transforma essas nuances na mesma variação tonal ilimitada que ocorreria num piano de cauda. Desta forma podemos, por exemplo, enfatizar melhor a melodia perante o acompanhamento e tornar a atuação mais expressiva.
E COM AUSCULTADORES…
Para quando precisamos de tocar com auscultadores, a série CLP incorpora amostras binaurais, no caso do CLP-725, do Yamaha CFX. A amostra binaural é gravada com microfones especiais inseridos num manequim com a forma de uma cabeça humana, e colocada na posição do pianista, que capta o som de toda a sala em 3 dimensões.
O resultado é que, ao tocar com auscultadores com esta amostra binaural, temos a sensação de que o som não vem dos auscultadores, mas do próprio Clavinova, com a reverberação de toda a sala em que foi gravado. Assim, temos menos fadiga auditiva, podemos tocar durante muito mais tempo, e até temos a sensação de que não estamos a usar auscultadores.
FUNÇÕES DIGITAIS QUE AJUDAM A EVOLUIR MAIS E MELHOR
NEM SÓ DE PIANOS VIVE O PIANISTA
Mas com a série CLP não temos apenas um piano digital super-realista. Podemos tocar com o som de outros instrumentos tais como cordas, pianos elétricos, coros, etc.; Ou praticar com o metrónomo incorporado; ou gravar-se a si próprio todos os dias, e avaliar o progresso.
COMPATIBILIDADE COM A APP SMART PIANIST
Além disso, todos os modelos são compatíveis com a aplicação Smart Pianist, com a qual pode controlar todos os aspetos do piano através de um interface fácil e intuitivo, carregar as partituras das obras que desejar aprender no ecrã do tablet, ou mesmo ver a partitura do que acabou de gravar. E o que se ganha em relação às partituras em papel é que, neste caso, é possível ouvir as peças, mudar o tempo ou mesmo transpô-las para as aprender noutras tonalidades.
Pode também gravar as suas prestações e avaliar o seu progresso, ou mesmo partilhar essas gravações com os seus amigos e família. E tudo sem deixar o seu dispositivo e o seu CLP.
E com se isto não fosse suficiente, todos os modelos incluem um livro de partituras com 50 clássicos do piano, que também se pode ouvir através do piano e ver a partitura no Smart Pianist.
APRENDER COM A YAMAHA E A APP FLOWKEY
Como acontece com todos os seus outros pianos e teclados digitais, ao adquirir um CLP-725, obtém 3 meses de acesso premium à aplicação de aprendizagem Flowkey, com uma enorme biblioteca de partituras clássicas, pop, rock, jazz e outras partituras musicais. Pode aprender a tocar com a sua mão direita ou esquerda separadamente enquanto o Flowkey toca com a outra mão. E com a função de espera, o Flowkey vai esperar que toque a nota certa antes de continuar a tocar a canção.
ESTUDAR COM O SEU PROFESSOR DE FORMA MAIS CÓMODA
E se tiver lições em casa, o modo Dúo permite-lhe dividir o teclado em duas secções iguais, para que o seu professor toque de um lado do teclado e você do outro, ambos na mesma oitava.
NUNCA IRÁ PERDER NOTAS PELO CAMINHO
Em todos os casos existem 256 notas de polifonia, pelo que não perderá nenhuma nota pelo caminho em passagens rápidas, que incluam pedal, ou quando utilizar mais do que um som de cada vez.
DESENHO INSPIRADO NOS PIANOS DE CAUDA
Em termos de design, toda a gama CLP foi redesenhada com um acabamento moderno e compacto. O perfil dos pianos incorpora um desenho curvo mais fino, reminiscente dos pianos de cauda. Além disso, foram eliminados elementos desnecessários, para que o pianista se possa concentrar apenas na performance e na música.
ESPECIFICAÇÕES
- Teclado GrandTouch-S™ com teclas pretas em ébano sintético e teclas brancas em marfim sintétic
- Novas amostras dos pianos Yamaha CFX e Bösendorfer Imperial
- Amostra binaural do Yamaha CFX
- 10 sons de Instrumentos
- VRM (Virtual Resonance Modeling) melhorada
- Grand Expression Modeling
- Gravador de 2 pistas
- Amplificação: 20w x 2
- Sistema de altifalantes 12cm x 2
- 256 notas de polifonia
- Modo Dúo
- Livro com 50 obras de referência da música clássica para piano incluído.
- Integração com a app Smart Pianist
Ainda não existem classificações